TRATAMENTO ORTO-CIRURGICO DE PACIENTE COM PADRÃO FACIAL III RELATO DE CASO
VASCONCELOS M. B., Vale e Nascimento A. E. V; Cravinhos J. C. P.,PINZAN-VERCILLINO C. R. M., BRAMANTE F. S., Gurgel J. A., Rocha Junior G. S.
“O Padrão III de crescimento caracteriza por um degrau sagital negativo e de uma deficiência de crescimento maxilar ou excesso mandibular ou ainda uma combinação dos dois. O tratamento da má oclusão de Classe III em pacientes portadores de crescimento padrão III é um dos maiores desafios da Ortodontia (2). A imprevisibilidade e a natureza potencialmente desfavorável deste padrão de crescimento tornam o prognóstico a médio e longo prazo nebuloso, complicando, sob esta perspectiva o tratamento adotado para estes pacientes.
As alternativas terapêuticas para o tratamento da Classe III são tratamento ortopédico em pacientes em crescimento ou tratamento cirúrgico em adultos (3). Quando o problema é de origem esquelética, e o paciente já cessou sua fase de crescimento, o tratamento ortodôntico não mais poderá atuar, a cirurgia ortognática é indicada.
Em que nos casos de grandes discrepâncias maxilo-maxilares, o tratamento ortocirúrgico é indicado, uma vez que nenhuma das especialidades é capaz de conseguir resultados funcionais e esteticamente satisfatórios individualmente”.
RIB - Revista de Investigação Biomédica do Uniceuma, n.1, p. 11-20, 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário