Aplicações da Tomografia Computadorizada na Odontologia
RODRIGUES A. F., VITRAL R. W. F.
“O exame tomográfico é um método radiológico que permite obter a reprodução de uma secção do corpo humano com finalidade diagnóstica. A tomografia computadorizada é um método não invasivo, rápido e de alta precisão diagnóstica permite visualização imediata das lesões cranianas, sem qualquer risco para o paciente e sem a necessidade de internação.
A tomografia computadorizada tem muitas aplicações na Odontologia. Ela pode ser usada para identificar e delinear processos patológicos, visualizar dentes retidos, avaliar os seios paranasais, diagnosticar trauma, mostrar os componentes ósseos da articulação temporomandibular e os leitos para implantes dentários. A tomografia computadorizada identifica o processo patológico e possibilita sua reconstrução em três dimensões auxiliando o cirurgião no plano de tratamento.
Alguns princípios devem ser respeitados antes de escolher o exame a ser solicitado: saber o que se está procurando, ter conhecimento da técnica que melhor visualizará o tecido a ser observado, ser pouco invasivo, expor o paciente à mínima radiação possível, evitar gastos desnecessários e iniciar o estudo sempre pela técnica mais simples;
O valor clínico das técnicas de tomografia computadorizada depende da condição que se está sendo diagnosticada através das imagens, do modelo e da idade do equipamento usado, do protocolo do exame, da experiência e capacidade dos operadores do equipamento e do radiologista”.
Pesq Bras Odontoped Clin Integr, João Pessoa, 7(3):317-324, set./dez. 2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário