Avaliação do crescimento mandibular em um respirador bucal após o tratamento com o uso dos aparelhos ortopédico pré-fabricados
Guarim J. A.
“O retrognatismo mandibular é uma maloclusão de alta incidência nas clínicas de Ortodontia e Ortopedia e Otorrinolaringologia, tem sua etiologia multifatorial, tais como: genética, respiração bucal, falta de estímulo do crescimento mandibular. Sua característica principal é a mandíbula com hipodesenvolvimento. As causas desta patologia poderão ser: uma displasia óssea da base mandibular, o deslocamento anterior do maxilar e dos processos alveolares, ou uma combinação dos fatores esqueléticos e dentários.
A retrusão mandibular é um dos fatores que poderá causar o ronco e a SAHOS (Síndrome da apnéia/hipopnéia obstrutiva do sono) tanto em crianças quanto em adultos. Esta síndrome pode gerar muitos problemas ao paciente, que além dos problemas respiratórios, distúrbios do sono, ainda estará expostos a traumas dentários devido a posição dos incisivos superiores inclinados vestibulares. Estes poderão causar um comprometimento estético e psicológico ou de relacionamento social no paciente.
O efeito dos estímulos mecânicos dos aparelhos pré-fabricados de uso noturno, ativaram as zonas de crescimento mandibular e maxilar; causando o restabelecimento da respiração nasal. Com os resultados todos os objetivos do tratamento foram alcançados com a estética, função e estabilidade reestabelicidas”.
Revista Paulista de Odontologia ano XXXII – Qualis B – INSS – 705 – X –1.Odontologia (Periódicos).I São paulo, Sindicato.II Título CDD 616.6
Olá Sabrina, gostei mto do seu blog... queria saber se vc pode me ajudar/indicar algum artigo que explique como funciona a genética do retrognatismo mandibular e como essa característica é transmitida.
ResponderExcluir