quarta-feira, 1 de junho de 2011

Fichamento 2

Fios ortodônticos metálicos: visão geral
                                                             Marins E. C., Procaci M. I. A.
             A ação do fio ortodôntico é diretamente dependente de suas propriedades estruturais e mecânicas. O tipo de liga metálica, biocompatibilidade, dureza, módulo de elasticidade atrito e diversas outras características são importantes para a seleção adequada de cada fio ortodôntico.
Uma liga metálica é a união sólida de dois ou mais tipos de metais, no intuito de aproveitar as melhores características de cada elemento. Os tipos de liga são: ligas de metais preciosos, de aço inoxidável, de cobalto-cromo-níquel, de níquel-titânio, enriquecidas com cobre, titânio-molibdênio, titânio-nióbio.
A tecnologia de novos materiais para fios ortodônticos tem aproximado o ideal terapêutico da prática clinica. Diferencias de composição química e de propriedades mecânicas são encontradas entre os diferentes tipos de fios ortodônticos, o que lhes proporciona diferentes indicações, no intuito de acompanhar as variações da mecânica ortodôntica.
 Diferentes técnicas ortodônticas exigem fios diferentes para o mesmo tipo de movimento dentário, com isso, nenhum dos metais para fios ortodônticos apresenta simultaneamente todos os requisitos necessários para caracterizar um fio ideal para obtenção do resultado esperado”.
        
Angle Ortodontist, 69 (1): 39-44, 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário